Apresentação

O Templar Credit é um projeto social que vai mudar fundamentalmente a relação entre o  tomador e o credor. Além de poder emprestar, após análise, pequenas quantias através de seus parceiros – para capital de giro ou investimento - as pessoas que  muitas das vezes começaram informalmente e com isto, poucas ou quase que nenhuma garantia de pagamento poderá oferecer aos bancos. Este projeto quer fazer com que pequenos empreendedores utilizem de forma adequada o seu empréstimo, praticando assim, o lucro para às instituições gestoras do projeto e, também, aos empreendedores.

Atualmente, inúmeras instituições no Brasil e no Mundo têm programas de apoio a microempresários de todo o tipo baseados no conceito de microcrédito elaborado por Muhammad Yunus, inclusive com o suporte de órgãos governamentais.

Contudo, o que percebe-se na prática, é o crédito usado de maneira errônea e levando muitas das vezes, o empreendedor a um ciclo vicioso de endividamento. Os micro empréstimos acabam não interferindo efetivamente na realidade do negócio, do microempresário ou de sua região. Tornam-se paliativos que permitem a sobrevivência da empresa por um período, mas não sua real prosperidade, estabilidade e crescimento.

Após algumas pesquisas, reflexões e conversas com empreendedores, o que os idealizadores do Templar Credit concluíram é que, o que falta para muitos desses empreendedores é, muitas vezes, educação financeira e estratégia de negócios. Noções simples de planejamento e contabilidade - por exemplo - que poderiam junto às quantias tomadas emprestadas em bancos, realmente transformando o empreendedor e seu negócio para melhor.

A grande maioria dos pequenos empresários do Brasil conhece minuciosamente o objeto de seu negócio, tem algumas técnicas eficientes de venda e conseguem sobreviver por muito tempo no mercado. No entanto, têm seu potencial subaproveitado justamente por desconhecimento de técnicas, teorias e conceitos que podem modernizar a produção e maximizar as vendas, aumentando não só o faturamento como a lucratividade.

Como funciona

Durante até 24 meses, simultaneamente à vigência do empréstimo, o empreendedor terá o acompanhamento de um cogerente, um profissional do Templar Credit que auxiliará na gestão do negócio e dos recursos financeiros. Neste período o empreendedor também terá acesso a consultorias, cursos on line e presenciais que complementarão sua formação empresarial.

OBJETIVOS GERAIS

• Implementar não só a Análise/Concessão de Crédito usuais em estruturas bancárias do gênero, mas também  e principalmente - desenvolver/implantar uma Consultoria/Co-Administração e Acompanhamento dos negócios, gerados pelo benefício concedido, buscando assim, garantir o sucesso do empreendedor;

• Expandir o acesso de profissionais autônomos e microempresários a linhas de financiamento e microcrédito;

• Diminuir o índice de endividamento de profissionais autônomos e microempresários;

• Manter altas as taxas de adimplência entre os negócios financiados pelo Templar Credit;

• Realizar encontros periódicos de co-gerenciamento entre o pequeno empresário ou profissional autônomo e profissionais voluntários do Templar Credit;

• Acrescentar ao conhecimento e à prática de profissionais autônomos e microempresários conhecimentos de gestão financeira e empresarial;

• Capacitar para o gerenciamento empresarial pequenos empreendedores e profissionais autônomos através de cursos e consultorias;

• Ampliar a rentabilidade dos pequenos negócios financiados pelo Templar Credit.

Planejamentos Portuários S.A.
Gofilco Internacional